Cólica em bebês, como evitar e tratar?
Atualizado: 26 de ago. de 2019

Os primeiros meses e a possibilidade do bebê ter cólica deixa muita mãe de cabelo em pé nessa fase tão intensa da maternidade. E como podemos reduzir o quadro de cólica no pós parto?
Tanto na teoria quanto na prática é consenso que uma alimentação hipoalergênica está associada a menor quadro de choro do bebê.
Então quais são estes alimentos que atrapalham?
A resposta é que depende da mãe e do bebê, é individual e necessário que a mãe se conheça e também interprete no bebê as alterações associadas à dieta. Um alimento que piora o quadro de cólica de um bebê não é, necessariamente, o mesmo para o outro bebê.
De regra alguns alimentos são clássicos em dar gases e favorecer o aparecimento da cólica, são eles: feijão, repolho, brócolis, couve flor, cebola, alho, batata doce, carne vermelha, frutas cítricas, pimenta, farinhas com glúten e derivados do leite.
Como prevenir ou reverter cólicas:
✖ excluir o consumo de açúcares e doces 1 mês antes da data prevista do parto para favorecer boa microbiota intestinal (bactérias saudáveis).
✖ excluir o consumo dos alimentos relacionados a partir da data do parto.
✔ garantir uma boa integridade intestinal pela alimentação e suplementos glutamina e probiótico de qualidade para a mãe.
✔ lembrar SEMPRE de se auto observar para conseguir associar os alimentos que causam cólica no bebê.