O que é Nutrição Funcional
Áreas de Atuação
A Nutrição Funcional busca trabalhar o corpo como um sistema integrado, entendendo que um problema nunca tem por causa uma só parte do organismo e, sim, é fruto de um sistema desequilibrado.
A sua história de vida bem como o seu estilo de vida podem ser a raiz do problema que você busca solucionar hoje. Entendemos que não se resolve Diabetes com remédios, intolerância à lactose com enzima, doença autoimune com imunossupressores... O que os tratamentos convencionais fazem é suavizar o sintoma, mas não resolvem a causa.
Esse mesmo raciocínio serve para todas as doenças/sintomas citados abaixo:
Conceitos
INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA
Cada um tem um metabolismo determinado pela sua genética, mas influenciado pelos seus hábitos. A alimentação é um fator ambiental muito importante para ajustar o metabolismo.
EQUILÍBRIO DINÂMICO
DE FATORES INTERNOS
E EXTERNOS
Muitos fatores externos além da alimentação prejudicam ou favorecem o equilíbrio do seu corpo. Já parou para pensar nas panelas, plásticos, trabalho/proximidade com químicos?
INTERAÇÃO
COM O ESTADO
EMOCIONAL
Para alcançar uma boa alimentação é preciso um bem estar emocional e vice-versa. Qualidade de vida vai muito além de um objetivo físico com metas numéricas. É preciso sentir-se bem nas mudanças.
SAÚDE
COMO VITALIDADE
POSITIVA
E não como ausência de doença. Erros nutricionais podem ser um gatilho para o problema em questão, ou então manutenção e agravamento.
NUTRIÇÃO
CENTRADA NO
PACIENTE
É importante entender o paciente e o funcionamento do seu organismo para então compreender o motivo que o levou a procurar o nutricionista.
ORGANISMO
COMO UM TODO
Nosso organismo funciona como uma rede orquestrada de sistemas interconectados, ao invés de sistemas individuais funcionando de forma autônoma.